Saúde é prevenção

Por Portal Opinião Pública 25/07/2019 - 13:35 hs
Foto: Freepik

 

O recente surto de sarampo no Estado de São Paulo tem preocupado muita gente, afinal, como uma doença que estava praticamente erradicada no país – o último caso autóctone, ou seja, contraído em território nacional datava do ano 2000 - tenha voltado e vitimado tanta gente? Bem, aparentemente isso se trata de um descuido com algo que deveria ser básico: a prevenção.

Com a falta de casos de sarampo no Brasil nos últimos anos, muitas pessoas passaram a não se lembrar ou relegar a imunização contra a doença a um segundo plano. E isso é demonstrado por um balanço da Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde) de São Paulo, que aponta que 75% dos jovens nascidos entre os anos de 1990 e 2004 não tomaram a segunda dose da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. E sem essa proteção, é natural que as pessoas não vacinadas fiquem expostas à volta da doença, como tem acontecido atualmente.

Hoje, uma campanha de vacinação tem colocado pessoas entre 15 e 29 anos – justamente essa faixa etária dos que nasceram entre 1990 e 2004 – como público-alvo da imunização para tentar impedir que mais casos ocorram no Estado e a doença siga se alastrando. Porém, o mais importante talvez seja voltar a ressaltar como a prevenção, através da vacinação, é fundamental para evitar que problemas de saúde possam voltar a atormentar a todos.

É por meio da imunização que é possível garantir, desde os primeiros anos de uma pessoa, a proteção contra enfermidades que podem levar a problemas graves. E os dados têm comprovado essa tese. Então, não se descuide para não se arrepender no futuro.